sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

AINDA PADRE ADELMAR

A  VALENTIA  DE  EDSON  MONTEIRO

EDSON era o filho caçula de Seu Eurico Monteiro e foi dele próprio que ouvi essa história. Lamentavelmente morreu ainda muito moço e, se vivo fosse, estaria repetindo o ocorrido com muito humor. Contava ele que resolveu um dia não mais submeter-se à disciplina férrea de Padre Adelmar, sentindo-se valente e atrevido bastante para desafiá-lo, e quando caiu na malha para receber o famoso cartão de controle das mãos do Diretor, foi logo imaginando:

É hoje que vou desafiar o padre”.
Apresentou-se ao Pe. Adelmar que estava sentado à frente de sua escrivaninha (daquelas antigas com uma tampa tipo sanfona) para cobrar o seu cartão e ficou em pé esperando de braços cruzados.

O Padre, sem dar uma palavra, catou o seu cartão na pilha da mesa e simplesmente atirou o cartão no peito de Edson que não reagindo, deixou o cartão cair nos seus pés, permaneceu impassível e ousadamente pensou mais uma vez:
É hoje que eu topo o Padre!”.

Em poucos instantes o Padre, percebendo a indiferença de Edson que permanecia de braços cruzados em pose desafiadora, reagiu e perguntou-lhe o que estava esperando e ele respondeu:
Meu cartão, que eu não sou cachorro para apanhá-lo no chão”.

Até ai eu fui, Ivan, e aguentei a parada, mas quando o padre reagindo à minha insolência disse: “O que seu moleque?” ao mesmo levantando-se da cadeira para se levantar, abdiquei da coragem, e prontamente disse:
Não é nada não, seu Padre”.

Covardemente apanhei o cartão no chão e desci as escadas correndo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é construtivo.