quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A LÓGICA PERVERSA DA VIA MANGUE

Alguém já percorreu todo o traçado da chamada “Via Mangue” ? Pra quem não conhece ainda, já ouviu falar o que é a chamada “Via Mangue” e os detalhes de sua concepção observados na implantação da tão badalada Via ? Sem nenhum exagero, trata-se de uma via expressa com 4,5 km de extensão, consistindo em um enorme viaduto assentado todo em pilotis no mangue e que, por isso mesmo, transformou-se na obra de engenharia mais cara de Pernambuco já tendo absorvido recursos na ordem de 500 milhões de reais.

Em se tratando de uma via expressa, na verdade, serve para ligar – no sentido Centro/Subúrbio - o Shopping Rio Mar ao Shopping do Recife, com um agravante:
Depois de aberto à circulação, constatou-se que por defeitos do projeto, não seria possível abrir ao tráfego a faixa leste ligando Subúrbio/Centro, desde que faltava o túnel para transpor a Avenida Antonio de Góes, nos mesmos moldes do que permitiu a travessia da Avenida Herculano Bandeira!.

E mais, conforme entrevista do nosso atual Prefeito admitiu-se que para correção do projeto e sua complementação ainda serão necessários investimentos na ordem de cem milhões de reais ! Será que ninguém será responsabilizado pelo erro que resultou na impossibilidade de sua utilização imediata ? Como resultado, temos hoje o surrealismo de uma via urbana que tem ida mas não tem volta, para total descrédito dos seus projetistas !

Porém, como não existe nada de tão ruim que não possa piorar, a famosa Via  é absolutamente VEDADA ao transporte coletivo, uma vez que não existem estações de embarque  e desembarque ao logo de todo seu percurso, a não ser que as pessoas pulassem no mangue e saíssem nadando e vice-versa. É ou não a lógica perversa de favorecimento do transporte individual em detrimento do transporte coletivo ?

E tem mais – pasmem – não existem ciclovias, nem passarelas para PEDESTRES ao longo da tal Via Mangue ou, pelo menos, uma calçada protegida para os pedestres aproveitarem o seu traçado e encurtarem o seu caminho. O jeito é caminhar na Via atropelando os carros ou sendo atropelados por eles. A conclusão é simples: Os pedestres e o transporte coletivo foram totalmente desconsiderados no projeto e na implantação da famosa Via Mangue. É ou não, mais uma COISA DE POBRE, sem qualquer explicação lógica ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é construtivo.