quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

CARTA A ISAÍAS

Meu caro amigo Isaías:

O Blog de Carlos Eugênio publicou em recente postagem uma referência à declarações suas que ouso comentar:

“o Prefeito Izaías Régis (PTB) considerou “normal” o fato de alguns Secretários terem deixado de cumprir as atribuições repassadas por Rosa Quidute. “Isso é normal. É uma equipe. A equipe é formada pelo Prefeito. A Vice-prefeita não tinha equipe. Então é normal que a equipe defenda o Prefeito. Então isso não é coisa de se estranhar”, pontuou Izaías.”

Caro amigo: Os exercentes de cargos públicos são mandatários da vontade popular e, por consequência, ao assumirem o mandato ou função que lhes foi conferido deixam de ser representante de uma facção, partido ou grupo, para serem – no seu caso – Prefeito de todos os garanhuenses.

Desculpe a intromissão, mas a equipe de  secretários municipais como você próprio bem diz: é “formada pelo Prefeito” e nomeada pelo Prefeito e a partir de suas posses, institucionalmente, tornam-se SECRETÁRIOS DO MUNICÍPIO E NÃO SECRETÁRIOS de Isaias, de Manoel, de Pedro, de  José ou de  quem  quer que seja. Rosa Quidute simplesmente, nos termos do mandamento constitucional estava em exercício do cargo Prefeito do Município e, como tal, teriam que ser obedecida por todos os Secretários, sobretudo como você esqueceu e, em ato falho,  diz com ênfase: ”É normal que a equipe defenda o Prefeito”.

Só, Isaías, que na ocasião o Prefeito não era você e quem não queria obedecer ao Prefeito legalmente constituído, devia ter a hombridade de renunciar ao cargo para não cometer insubordinação.

Isso está sendo uma das causas do desastre administrativo em que a Nação está metida, em todos os setores da atividade humana. Todos que assumem qualquer parcela de poder – até os síndicos de edifício – visam logo aparelhar as máquinas e instrumentos administrativos para o manipular como se fossem coisa particular, em estranho e inusitado patrimonialismo.


Vamos com  calma, caro amigo, você é legitimado como supremo representante de Garanhuns, tanto quanto o Vice-Prefeito ao assumir o cargo. Esse sentimento de propriedade do Município não é bom pra ninguém. Não alimente indisciplina de seus subordinados, pois um dia poderá ser voltada contra você. Grande abraço de Ivan Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é construtivo.