sábado, 14 de março de 2015

A PROVA DE UMA LÓGICA PERVERSA

Lembram que fiz uma série de textos sobre algumas LÓGICAS PERVERSAS que contrariam o mais elementar bom senso, marcantes e exibidas com abundância em nosso quotidiano. Um deles dizia respeito às estúpidas passarelas utilizadas pelos “técnicos !”, que as adotam e projetam, para que os pedestres atravessem as ruas e estradas, sem serem atropelados.

Uma matéria, na 2ª página do caderno Cidades do Jornal do Comércio da edição dominical de 15/03, anuncia como manchete que “Passarela é perigo diário para pedestre”, referindo-se a uma improvisada (e dita provisória) passarela instalada para atendimento aos usuários do Hospital Pelópidas Silveira na BR-232. O curioso é que ela deixou de ser “perigo”, uma vez que não deveria estar sendo usada, pois está interditada por conta do péssimo estado de conservação.
Pra se ter ideia, a técnica em segurança do Hospital, Luciene Silva, afirma:

“Em, quatro meses, abri seis comunicados de acidente de trabalho de funcionários do Hospital Pelópidas Silveira que se acidentaram na travessia da BR ou na passarela. Muitos se arriscam”
A interdição da passarela, mesmo com os riscos que oferece, conduz o pedestre à uma alternativa infame: atravessar a pista de todo jeito atropelando os carros e sendo atropelados.

Será que por ser “COISA DE POBRE” não se possa imaginar uma solução para o pedestre sem arriscá-lo a morrer e que favoreça, também, os afortunados veículos sem obrigá-los as malditas lombadas que proliferam a cada dia ?
Só se pensa na construção das “PASSARELAS PERVERSAS” que, conforme a matéria está orçada em dois milhões de reais e que, por terem seis metros de altura, não podem ser usadas por quem mais precisa: os idosos, deficientes físicos, cadeirantes, cuja única alternativa que lhes resta é o risco de serem atropelados ?

E antes que falem, me antecipo: Não inventem escadas rolantes para esbanjarem dinheiro público, como fizeram na travessia da Av. Herculano Bandeira, pois se é que não sabem, aviso logo que cadeirante e muitos deficientes físicos não têm como usá-las !
Não custa orçamentar, pois talvez seja mais barato a construção de uma lombada alta para os veículos que permitisse a travessia dos pedestres à rés do chão (bastaria dois metros e não seis). Duvido que custem muito mais do que os dois milhões de reais anunciados com as passarelas perversas (Vai ver que já projetaram elevadores e escadas rolantes !) . Para os veículos motorizados não representam o menor esforço e não custaria o mau trato em suas suspensões decorrentes da proliferação das terríveis lombadas.

Eu sei que estes questionamentos incomodam, mas será que por ser COISA DE POBRE não merece a menor consideração ? Sou forçado lembrar o poeta quando diz : “PORQUE GADO A GENTE TANGE, FERRA, ENGORDA E MATA, MAS COM GENTE É DIFERENTE”. A prioridade pelos mais carentes não pode ser apenas objeto de campanhas eleitorais, e sim, objetivo permanente da ação governamental.
Foi isso o que aprendi com o meu Mestre Miguel Arraes, quando dizia com muita sabedoria ao ser criticado, que NÃO CONHECIA NADA MAIS ESTRUTURADOR PARA UM CIDADÃO DO QUE UMA CANECA DE ÁGUA LIMPA PARA MATAR A SEDE E UM BICO DE LUZ PARA ALUMIAR A ESCURIDÃO!

A propósito, quero me desnudar além de todas as falhas que possuo, e como já estou de validade vencida, quero ACRESCER NO MEU CURRÍCULO O QUE NUNCA FALEI e dizer do meu orgulho de ter sido O COORDENADOR DO PROGRAMA DE  ELETRIFICAÇÃO RURAL DOS GOVERNOS DE MIGUEL ARRAES, posteriormente considerado o MAIOR PROGRAMA DE ELETRIFICAÇÃO RURAL DA AMÉRICA LATINA.
Esqueçam os carros e vamos pensar nos pedestres, sobretudo relevando que é vida de gente que está posta em questão.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é construtivo.