sábado, 20 de junho de 2015

AS INFAMES PRIORIDADES NO SERVIÇO PÚBLICO

Faz pouco tempo, fiquei impressionado com uma excelente reportagem de Magno Martins sobre as sete cidades dos sete Estados do Nordeste que deram as maiores votações a Presidente Dilma. O jornalista levantou e realça uma acentuada relação entre a votação, a população, a incidência de beneficiários do Bolsa-Família e o analfabetismo. Nada contra o programa que tirou milhões de brasileiros da miséria absoluta há mais de dez anos, mas estarrece a constatação de que mais de 60% dos seus beneficiários permanece ainda sem qualquer qualificação profissional por faltar-lhes o elementar requisito da alfabetização.

Esse contingente incorpora-se aos vinte milhões de analfabetos totais, sem contar os funcionais, ainda vergonhosamente existentes no Brasil. Evidente que permanecerão por toda vida na infamante dependência da ausência de profissão qualificada, por faltar-lhes a mais  elementar capacidade do ler e do escrever. Fala-se muito em educação, sucedem-se os seminários, debates e conferências sobre o assunto sem discutirem uma coisa básica que no dizer de Cristovam Buarque chama-se PRIORIDADE. Desvia-se o foco da questão e condena-se a existência da Bolsa Família, sem analisar e reparar as condições que condicionam a sua existência. Durante todo esse tempo nada foi feito para, pelo menos, alfabetizar os brasileiros que só aprenderam na vida a plantar milho e feijão enquanto esperam que Deus dê chuva para garantir a safra e isso se conseguirem um palmo de terra pra plantar. 
O Conselheiro Acácio diria que TUDO COMEÇA DO COMEÇO, mas como resolver o problema da educação dessa nação-continente sem cuidar do mais elementar e primário que é a ALFABETIZAÇÃO ? Os meios de divulgação estão cheios de siglas PROUNI, FIEPES, PRONATEC, Escolas de Referência, Programas de Intercâmbio, Novas Faculdades e Universidades, Cursos de Mestrados e Doutorados, Bolsas no Exterior, pelo que a Nação está inexoravelmente condenada a ser formada exclusivamente por DOUTORES e por ANALFABETOS ?

Para que não se imagine qualquer ranço eleitoral, confesso o meu estarrecimento quando, ao dirigir a área de mediação de conflitos no governo estadual, fui surpreendido pela máxima reivindicação de marisqueiras pertencentes à uma Colônia de Pescadores em plena Região Metropolitana do Recife, nos seguintes termos: “Doutor, se a gente soubesse ler e escrever aprendia a consertar pranchas e barcos de resina e ia ganhar dinheiro de inverno a verão”.
E mais, em qualquer análise de prioridades na questão da educação, o mais sensato, lógico e elementar não seria a erradicação do analfabetismo, seguida da democratização da educação infantil mediante a universalização das creches no país que também amenizariam a tragédia das trabalhadoras pobres que não têm onde confiar a guarda dos seus filhos e poderem trabalhar tranquilas ?

Do mesmo jeito, a discussão travada em torno do caso José Estelita levou-me à uma reflexão sobre o desvio de focos das grandes questões nacionais. Talvez o subjetivismo de alguma beleza possa ainda seduzir para uma aprovação desse projeto. Afinal, tem gosto para tudo, mas não me encanta a verticalidade dos espigões. Não é novidade para ninguém que as mais belas e atrativas para o encanto do mundo são exatamente as cidades que não permitiram essa prática perniciosa, tendo como melhor exemplo Paris.
Na verdade, percebo que o grau de radicalização das posições a respeito do assunto leva a um exagero extremado, pouco explicável pelo bom senso, sobretudo por desviarem o verdadeiro foco da questão. Lí de um arquiteto, nosso amigo Alexandre Wanderley garoto que vi nascer em Garanhuns, que Recife já fez a sua opção de HELLRECIFE com a lamentável decisão do adensamento exagerado e sem planejamento adequado. Verifico, também, que nessa acirrada discussão, existe um claro desvio da verdadeira questão que está destruindo esta  cidade, além de que está em jogo na verdade uma clara competição de empresários imobiliários.

Porque as instituições dos arquitetos, urbanistas, engenheiros, sociólogos, antropólogos, ambientalistas, etc. não priorizam seus esforços e vão para as ruas e para os fóruns governamentais, reclamar das barbaridades cometidas no planejamento da cidade e reivindicar das chamadas autoridades responsáveis uma RADICAL MODIFICAÇÃO das normas que regem a ocupação do solo, o seu Plano Diretor, o Plano Viário e de Mobilidade protegendo TODA CIDADE, e não apenas o Cais José Estelita ?
Porque não se responsabilizam os responsáveis (ou irresponsáveis?) pelos projetos, concepção e execução das infames intervenções do Poder Público que resultaram nos verdadeiros atentados que se praticam no Recife, ao arrepio de todas as regras do bom senso ? Porque o desvio de foco em embates pontuais e localizados, quando a cidade está sendo destruída, como um todo, por essa orgia predatória devida à falta de uma regulamentação normativa técnica, decente e humanizadora ?

A degradação da cidade e do seu entorno é desoladora e a lista das desastrosas obras de engenharia e de urbanismo implantadas é estarrecedora e tão numerosa que não caberia neste texto! O estrago já é muito grande, mas ainda é tempo de salvar muita coisa, Basta uma mobilização bem orientada neste sentido, um comprometimento das entidades ligadas à atividade que daria o embasamento técnico e, lógico, uma decisão política! Seria, pelo menos, um auto de penitência dos engenheiros, projetistas e urbanistas pelas aberrações praticadas impunemente nas suas intervenções na cidade.
Só como exemplo mais evidente, porque não se buscam os autores e responsaveis pela criação e implantação de um investimento como a “Via Mangue” que já consumiu cerca de MEIO BILHÃO DE REAIS, e o seu custo não espanta, claro, pois na realidade  resume-se à um imenso viaduto com 4,5 km, todo assentado em pilotis dentro do mangue, com um dano ambiental fantástico, somente comparável com as extravagâncias dos emirados que constroem fantásticos arranha-céus no meio do deserto, como se isso fosse indício de progresso e não um  deslumbramento de imbecis ?

Mas o pior foi a “descoberta (?)”, na hora de inaugurar a excelsa obra com todas as pompas e circunstâncias e a presença da Presidenta, de que a via expressa tinha ida, mas não tinha volta e, conforme anúncio do Sr. Prefeito, ainda exige um investimento de mais cem milhões de reais para sua conclusão. E tem mais, a via é absolutamente interditada ao uso de transportes coletivos, pedestres e não dispõe, sequer, de ciclovias. Na contra mão das medidas reconhecidas e adotadas por todas as autoridades no mundo, privilegiam-se nesta cidade os transportes unitários em prejuízo dos transportes coletivos.
Insisto, por fim, que desvia-se o foco das questões para os acessórios e para os seus efeitos, sem qualquer discussão ou simples referências as causas que estão permitindo a existência de um longo e permanente processo de destruição de uma cidade tão linda quanto o Recife. Estão aí se sucedendo centenas de “Estelitas” sem uma simples palavra de protesto contra uma legislação permissiva e complacente, verdadeira responsável por todas as “ESTELITAS DA VIDA”!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é construtivo.