segunda-feira, 27 de novembro de 2017

IML EM GARANHUNS

Provocado por matéria publicada por Kleber Cisneiros no Facebook, e que faz referência ao meu nome, acerca do anúncio de instalação de uma unidade do Instituto de Medicina Legal (IML) em Garanhuns, ao comentar a proliferação de uma alvoroçada “paternidade” sobre sua criação dessa unidade que nos faz muita falta e é matéria discutida ao longo de muitos anos.

A sua observação, meu caro Kleber, tem inteira pertinência, e leva-nos a crer que a Mãe” do projeto  devia ser uma despudorada mulher, em face da multiplicidade de pais que apareceram reivindicando uma relação com ela.

De minha parte, reconheço a minha estreita relação, mas nego qualquer responsabilidade minha ou medidas de qualquer efeito com essa retardada – mas feliz - criação do IML. Ninguém me deve nada, nem tenho nada a cobrar sobre o assunto. Todos sabem da minha luta em torno da instalação de uma Escola de Medicina, a FAMEG, junto a todos os órgãos envolvidos, estaduais e federais, no sentido de desobstruir a terrível campanha que se instalou, inclusive perante o Judiciário, encabeçada pelo Ministério Público, Simmepe, Cremepe e uma Associação Nacional de Faculdades Particulares liderada por Janguié Diniz, empresário particular e dirigente de uma das maiores e mais ricas estruturas de ensino do país (estranho, não ?).  

Em 2008, fui portador de uma mensagem da Instituição que dirigia a FAMEG, dirigida ao Governo do Estado, então governado por Eduardo Campos, em que ela assumia o compromisso de construir e instalar – ÀS SUAS EXPENSAS – uma unidade de Medicina Legal em Garanhuns, desde então, muito importante para o desenvolvimento racional das estruturas de saúde no Município, inclusive para o magistério de cursos médicos e para-médicos.

Foi exatamente em função dessa sabotagem que impediu o funcionamento da FAMEG, que o Governador Eduardo Campos assumiu a promessa E CUMPRIU a instalação de uma Faculdade de Medicina, a cargo da estrutura estadual da saúde, através da Universidade de Pernambuco – UPE, que a estrutura federal não pode impedir e que está aqui funcionando, muito bem obrigado!

Quem quiser dominar o assunto, é só procurar o nosso amigo Marcio Quirino, o maior lutador desta causa em nossa terra e a que dedicou boa parte de sua vida. Ele conhece e sabe toda essa história que estou falando.

Mais uma vez, chamo a atenção do povo de Garanhuns e de suas lideranças responsáveis, para aquele texto que escrevi sobre o “COMPLEXO DE BRUGUELOS”, em que observo a perda crescente e contínua do nosso município (Caímos de 2º para 14º lugar !), no concerto estadual de desenvolvimento, sem que se tome uma iniciativa justa e decente para compensar o prejuízo que estamos sofrendo, há longos e longos anos. Como aves famintas, bicos sequiosos para o alto no aguardo da ave-mãe, trazendo os restos de mesa para saciar a fome dos seus filhos, permanecemos no aguardo da iniciativa alheia para, ao final, berrarem uma pretensa e ridícula “paternidade” do feito !

Não conseguimos, sequer, olhar em nosso redor para averiguar o que está acontecendo em nossas paragens e identificar as nossas falhas. Pensamos “pequeno” e não conseguimos detectar onde erramos. Ficamos nessa ineficiente e dispensável disputa de paternidade que não leva a nada e não cria os elementos para um desenvolvimento forte e saudável de Garanhuns.

Alguns exemplos muito sérios: a) passa pela cabeça de alguém que se o retorno econômico do investimento de um Shopping Center fosse garantido, não teríamos já dois ou três funcionando em nossa cidade ? b) está construída e praticamente pronta uma UPA que custou milhões de reais ao governo Federal, conforme solicitação da Prefeitura, e todo dia, o Prefeito anuncia que não tem dinheiro para colocá-la em funcionamento, e pra que inventou ? c) quantas cidades de médio porte em Pernambuco, como Garanhuns, não dispõem de uma simples unidade municipal de atendimentos de emergência em saúde, e ninguém emite uma palavra a respeito ?

Vejam como é terrível a nossa omissão e como é fácil o surgimento e proliferação de “pais” de meninos bonitos, de olhos azuis e falando língua estrangeira! Triste, muito triste!       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é construtivo.