domingo, 8 de março de 2015

CARTA DE ABRAHAM LINCOLN AO PROFESSOR

Remexendo em meus papéis velhos, encontrei essa carta dirigida por Abraham Lincoln ao professor do seu filho, que configura uma importante lição de vida, sobretudo quando me deparo com o desencanto e a perda de fé de muitos companheiros quanto ao comportamento da nossa sociedade.

Mesmo por vezes acometido, também, destes sentimentos pessimistas, tenho insistido que temos que continuar lutando pelo aperfeiçoamento desse corpo social com ânimo, persistência e determinação, louvado no bom exemplo explicitado por dignos e teimosos protagonistas que (Aleluia!) ainda existem em bom número. Figuras decentes e incorruptíveis permeando a sucessão de delitos atingindo a coisa pública, vítima de um  patrimonialismo criminoso e predador.
Transcrevo abaixo o texto dessa carta, para reflexão de todos:

“Caro Professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, para cada egoísta há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales.
Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos. Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros. Ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.

Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram. Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.
Trate-o bem mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso. Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.

Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro Professor.
Abraham Lincoln – 1830”

Vale a pena ? e porque não atentarmos para isso, com fé e acreditando nos muitos homens de bem que ainda restam ?

Um comentário:

  1. Caro Ivan: Já a algum tempo quero te dizer umas palavrinhas. Antes me perdoe pelas tolices que escrevi na fatídica campanha para prefeito. Escrevi com o fígado, o que nunca é bom , e até hoje me arrependo desta bobagem.
    Como bem dizia a "velhinha" Hannah Arendt, o maior dom do ser humano é a palavra num contexto de alteridade e de espaço público. Você é um grande exemplo para todos nós, sobretudo para o povo de Garanhuns, que já na casa dos oitenta ainda intervém, com sabedoria e espírito público para estimular o debate político, e com extraordinário espírito republicano e democrático. Meus parabéns pelo seu blog e pela grande figura humana que és. Um grande abraço do se pupilo e admirador, Rafael Brasil.

    ResponderExcluir

Seu comentário é construtivo.