domingo, 15 de março de 2015

PORQUE HOJE É SÁBADO

Não sei se vocês sabem, mas a cada dia os velhos “dormem menos e cochilam mais” e um dia desses, tive que me levantar mais cedo para ir tirar sangue em um Laboratório de Análises, em atendimento à requisição médica para fazer o chamado checape.

Antes que reclamem, digo logo que todas as minhas taxas são rigorosamente dentro do padrão! Chego à conclusão que serei um defunto extremamente saudável mas os índices indicam que, não fora a insidiosa e irreversível doença da velhice, todos ainda vão ter que me aturar por muito tempo.
Cheguei ao tal Laboratório às 6:30 da manhã, num dia de sábado, e aí vem o meu primeiro espanto... A sala de espera e atendimento estava LITERALMENTE LOTADA, tanto que pouco depois eu tive que, cavalheirescamente, ceder meu assento para uma senhora idosa. Imaginem a troca de mesuras entre o sujo e o mal-lavado?

O fato é que dirigi-me a uma das quatro (!) atendentes e perguntei aonde poderia apanhar as senhas para o atendimento, ao que ela, percebendo a minha ostensiva velhice, respondeu de pronto:
“Senhor, pode se dirigir ao quinto balcão aí ao lado que é PREFERENCIAL”

Aí foi o meu segundo espanto e não tive dúvidas em retrucá-la humoradamente:
“Menina, não estou entendendo nada. Ao meu ver, todos que estão se amontoando nesta sala são rigorosamente deficientes, pelo simples fato de que estão atendendo às recomendações médicas para verificar eventuais problemas de saúde. Não vejo motivo para essa discriminação”

E caí na risada, no que fui acompanhado pela gentil atendente e alguns pacientes mais próximos que escutaram a conversa! E então, disciplinadamente, fiquei sentado à espera de ser atendido! Constatei ao ser chegada a minha vez que, lá dentro, existiam mais quatro profissionais fazendo a colheita do material requisitado! Pelo jeito disputam o recorde de público do Galo da Madrugada.
Todos já devem ter verificado que a conversa dominante e quase exclusiva nestes ambientes gira em torno de doenças, remédios, tratamentos e sobretudo EXAMES, além daqueles dos laboratórios de análises. Instala-se uma verdadeira competição sobre quem e o que fez ou vai fazer mais eletrocardiogramas (já sabem até o apelido: ECG), ecocardiogramas com esteira ou sem, ultrassonografias, mamografias, tomografias, enfim todos os “gramas e grafias” e uma das pacientes triunfou, ao final, anunciando que iria fazer UMA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA! Ganhou o prêmio, já que ninguém apareceu para superá-la.

E ainda bem que o resultado dos exames já se faz via Internet, que nos poupa de outra romaria ao Laboratório para apanhá-los. Esse incidente me levou a algumas reflexões, constantes das “inquietações” que figuram na denominação do meu blogue. A exagerada demanda de laboratórios e ainda mais em dia de sábado, só tem duas explicações:
Primeiro: A população está envelhecendo cada vez mais e, por consequência, se faz mais carente dos cuidados com sua saúde, ou

Segundo: Os serviços de saúde particular ou pública, estão cada vez mais precários e dificultando o atendimento à grande camada da população.
Depois de avaliar essas duas alternativas que imaginava únicas possíveis, caiu-me a ficha e verifiquei que pode existir uma terceira hipótese mais favorável para romper esse maniqueísmo:

Definitivamente, grande parte da população adotou a ida aos laboratórios, incorporando-a aos habituais programas de fim de semana, com preferência aos sábados, porque o domingo é dia da ressaca. Da mesma forma como se agenda o piquenique, a churrascada, o campo de futebol, a praia e a peixada à beira-mar, porque não seria incluído o sábado para a tradicional colheita de material para os exames que definirão de que morte iremos morrer?.
Uma conclusão é inevitável: Na programação dos sábados deve estar incorporada, definitivamente, a ida aos laboratórios! Isso me fez lembrar o poema “Dia da Criação” do poeta Vinicius, especialmente no trecho quando fala: Hoje é sábado!:

Hoje é sábado, amanhã é domingo
Não há nada como o tempo para passar
Foi muita bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo
Mas por via das dúvidas livrai-nos meu Deus de todo mal.

Hoje é sábado, amanhã é domingo
Amanhã não gosta de ver ninguém bem
Hoje é que é o dia do presente
O dia é sábado.

Impossível fugir a essa dura realidade
Neste momento todos os bares estão repletos de homens vazios
Todos os namorados estão de mãos entrelaçadas
Todos os maridos estão funcionando regularmente
Todas as mulheres estão atentas
Porque hoje é sábado.

VOU PARANDO POR AQUI, PORQUE HOJE É SÁBADO 14 DE MARÇO DE 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é construtivo.