quarta-feira, 24 de maio de 2017

O BRASIL TEM SAÍDA, SIM !


Contemplando o panorama brasileiro do ALTO DOS MEUS 90 ANOS, fico desesperado com o desencanto e a desesperança que se arraigou no espírito da Nação, como se,  de repente, um imensurável buraco negro tivesse tivesse engulido nossos princípios, nossos valores, nossas convicções e todos nossos sentimentos de honradez e decência.    

Assusta-me o clima permanente de combate e duelo à moda das rinhas que só terminam com a morte dos contendores. Cultiva-se uma permanente beligerância em que a norma é destruir, sem contemplação, a reputação alheia. Divide-se a Nação em duas bandas, em que a minha não erra e a sua é de bandidos; a minha é composta de proceres da República e a sua é de corrúptos; a minha é vitima de conspiração e a sua é protegida pelo Judiciário; aguçam-se as divergências sem que ninguém busque as convergências, ao reverso do que sempre a Política defendeu: O diálogo, o bom debate, a dialética civilizada !.

Mas, continuo um otimista incurável. Ainda acredito no Brasil e nas suas potencialidades, inclusive humanas. Existe, sim, muita gente decente a ser considerada, mesmo intimidada pelo clima de ódio e intransigência implantado, propositadamente, para afastar os bons. Querem nos impingir um círculo de gís intransponível, reduzidas à epítetos de coxinhas, mortadelas e golpistas, como se fôssemos participantes de bate-boca de comadres em porta de boteco. Não se discute a boa política e o campeão será o de melhor uso dos dicionários de palavrões.

Seria tão difícil de entender que a saída possível e inarredável é o fortalecimento das instituições - mesmo precárias - através do respeito à Constituição e às Leis dela decorrentes. Na democracia é assim, gente, e esse apelo demagógico às "diretas", sabendo de sua inviabilidade imediata, é demagogia populista e desvio do verdadeiro foco da questão. Façam uma experiência, como estou fazendo, para a busca de nomes inatacáveis que comprovem a sua existência nesse apenas aparente deserto de GENTE DO BEM.

Comecem a listar figuras - dentro da política e fora dela - não comprometidas com a bandalheira geral, que não estejam indiciados nem processados e, muito menos, condenados por corrupção ou outro ilicito qualquer e não vale desqualificação seletiva de sentenças já decretadas e não revogadas; com credibilidade para montar um governo de salvação nacional, acima de qualquer suspeita. Garanto-lhes que tem muita gente boa que atende ao perfil desejado. Experimentem com paciência e fé para comprovar o que digo. É só procurar e jogar a opinião pública em defesa de um projeto que já foi já adotado no mundo inteiro, inclusive no Brasil, com sucesso.

Lembrem Gandhi na India pós-colonialista; o Pacto de Moncloa; na Espanha pós-Franco; Mandela na África do Sul pós- apartheid; em Portugal de Mário Soares da pós-Revolução dos Cravos; na Irlanda pós-Ira que o obscurantismo do BREXIT ameaça destruir; e vai por aí afora...

Mas tem uma regra simples a ser cumprida com todo o empenho: ESQUEÇAM O ÓDIO QUE DIVIDE A NAÇÃO E BUSQUEM AS CONVERGÊNCIAS QUE UNEM O POVO. Lembro uma lição que aprendi com Arraes; "Na dificuldade, procurem o povo que ele nos ensinará o caminho".

Aposto tudo que construi na vida que, para os 14 milhões de desempregados que estão desesperados sem um pão no fim do dia e um cuscús no almoço, essa arenga de meninos malcriados expostas nas redes sociais não tem a menor importância ! O diabo é que todos têm a arrogância de falar em nome do povo.

Viva o Brasil, que é mais importante que todos nós e de querelas de porta de botecos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é construtivo.